Associados

Organizações

ver organizações

Consciente da enorme importância de que se reveste a filiação em organismos, internacionais e nacionais, a APROSE desde muito cedo que procurou acompanhar os desenvolvimentos que a mediação de seguros foi e vai assumindo sobretudo a nível internacional. A filiação em organismos internacionais está para a APROSE e associações congéneres, como a inscrição de um mediador deveria estar para a sua associação nacional.

 

Num mundo cada vez mais globalizado e desregulamentado, em que as questões que afetam transversalmente a atividade deixaram há muito de ser abordadas e decididas a nível local, tornam imperiosa a necessidade de estabelecimento de laços associativos internacionais, não se compadecendo a realidade atual com isolamentos desta natureza. Procurando concretizar esse desígnio estatutário, a APROSE inscreveu-se no BIPAR em 1980, na COPAPROSE em 1991, na WFII em 1999, no POI em 2002, e em Portugal, no CIMASA (atual CIMPAS) também em 2002.

 

As filiações são importantes, não somente pelo que há a aprender com os mercados reconhecidamente mais evoluídos, estabelecendo plataformas de troca de informação e experiências, como permitindo a identificação e contacto de relações negociais entre operadores dos mais diferentes países, passando pela União Europeia, em que a realidade política, económica, social e legislativa nacional de cada estado membro é cada vez mais determinada ao nível das instâncias comunitárias.

 

Visualize abaixo uma breve apresentação sobre os principais organismos em que a APROSE está filiada:

BIPAR

Fundado em 1937, com sede em Bruxelas/Bélgica desde 1989, o BIPAR representa aproximadamente 47 associações nacionais de corretores e agentes de seguros, sediadas em cerca de 30 países localizados essencialmente na Europa e área mediterrânea.

 

Reconhecido pelas instituições europeias e internacionais como a estrutura representativa dos mediadores de seguros europeus, estimando-se os filiados nas associações participantes em aproximadamente 250.000, o BIPAR tem como objetivo prioritário a criação de um ambiente regulador europeu amigável para os mediadores de seguros que assegure uma concorrência sã, um adequado nível de proteção dos consumidores e um mercado segurador são.

 

Para informações adicionais consulte www.bipar.eu/

COPAPROSE

Fundada em 1967, com sede na cidade do Panamá/Panamá, a COPAPROSE representa aproximadamente 24 associações nacionais de mediadores de seguros, - que congregam cerca de 150.000 operadores – sediadas em cerca de 18 países localizados essencialmente na América Central e do Sul, à exceção de Portugal e Espanha.

 

Reconhecida pelas instituições internacionais como a estrutura representativa dos mediadores de seguros latino-americanos, a COPAPROSE tem como principal missão a formação e profissionalização ética dos mediadores do continente americano, através do intercâmbio de ideias e experiências dos seus membros no exercício da profissão em cada país e defender os respetivos interesses.

 

Para informações adicionais consulte www.copaprose.org/

WFII

Fundada em 1999, com sede em Bruxelas/Bélgica, a WFII é formada por estruturas representativas de mediadores de seguros de base regional – Europa (BIPAR), América do Norte (CIAB-EUA, IIABA-EUA, IBAC-Canadá), América Latina (COPAPROSE), Ásia (CIIBA), e por último África (AAIB&BA e SAFSIA), e pretende ser o órgão de cúpula a nível mundial em termos de representação da atividade mediadora.

 

A WFII foi criada para promover o gradual papel vital dos mediadores de seguros na atual economia global, dotando-os de uma poderosa ferramenta de defesa dos seus interesses e fornecendo-lhes soluções inovadoras a nível internacional.

 

Para informações adicionais consulte https://www.wfii.org/  

INSURFINLAB.EU

Fundada em 2002, com sede em Bruxelas/Bélgica, e anteriormente denominada POI-Parteners of Intermediaries, a INSURFINLAB.EU é uma federação constituída por iniciativa das associações nacionais de mediadores de seguros de base europeia, incluindo a APROSE, em cooperação com o BIPAR e outras organizações e empresas com interesse direto ou indireto no setor, e tem como objetivo principal o estabelecimento de uma plataforma eletrónica de documentação, informação e formação sobre a atividade mediadora numa perspetiva europeia e nacional.

 

CIMPAS

Fundado em 2000 e tendo como entidades promotoras o Ministério da Justiça, o Instituto do Consumidor (IC), a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), o Automóvel Club de Portugal (ACP), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e a APROSE, o CIMPAS foi criado como um Tribunal Arbitral institucional, isento e credível para resolver de forma rápida, simples e económica os litígios resultantes de acidentes de viação.

 

Porque nem sempre se chega a um acordo no que respeita à definição da responsabilidade pelo acidente ou quanto ao montante da indemnização a atribuir, o CIMPAS é a forma mais próxima e eficaz de o cidadão ver resolvidos eventuais conflitos resultantes de acidentes de viação. 

 

Para informações adicionais consulte https://www.cimpas.pt/