Os participantes manifestaram-se, igualmente, preocupados com as perspetivas de uma conjuntura económica difícil, vendas agressivas e desinformadas, ou mesmo apresentação de propostas pela mesma seguradora com valores que diferem de mediador para mediador, quando o cliente final é o mesmo, distorcendo o mercado.
O momento foi também aproveitado para ouvir propostas, nomeadamente, a possibilidade de a APROSE encetar contactos com as Seguradoras na tentativa de reduzir a pressão que colocam aos mediadores para que vendam determinados seguros, fazendo com que estes profissionais percam a independência e, outro exemplo, a possibilidade de a APROSE realizar ações de formação que, de facto, preparem para a Mediação de Seguros, implementando, assim, mais cursos do que aqueles que são exigidos por lei.
David Pereira, Presidente da APROSE, mostra-se “extremamente satisfeito com o resultado deste 1º seminário, realizado em Leiria, que foi de extrema importância para percebermos as preocupações e as propostas dos profissionais da mediação. Foi tanto mais importante pelo facto de ter sido uma iniciativa aberta a toda a mediação, sócios e não sócios que compareceram e fizeram-se ouvir. Não posso, por isso, deixar de agradecer a todos, sem exceção, pelo fundamental contributo que deram e que é essencial para o nosso trabalho na Associação”.
Este foi apenas o 1º seminário da APROSE ABERTA, seguir-se-ão outros encontros, em todos os distritos do país. O objetivo final é o de compilar, num único documento, todos os contributos, preocupações e problemas, registados nas diversas realidades locais e regionais, e incorporá-los no Plano de Ação da Associação, na tentativa de ajudar na sua resolução.