Segundo a associação “os participantes manifestaram-se preocupados com as perspetivas de uma conjuntura económica difícil, vendas agressivas e desinformadas, ou mesmo apresentação de propostas pela mesma seguradora com valores que diferem de mediador para mediador, quando o cliente final é o mesmo, distorcendo o mercado”.
Foi também proposto a possibilidade de a APROSE “encetar contactos com as seguradoras na tentativa de reduzir a pressão que colocam aos mediadores para que vendam determinados seguros, fazendo com que estes profissionais percam a independência e, outro exemplo, a possibilidade de a APROSE realizar ações de formação que, de facto, preparem para a Mediação de Seguros, implementando, assim, mais cursos do que aqueles que são exigidos por lei”, diz um comunicado.
Comentando o seminário, David Pereira, Presidente da APROSE, afirma ter sido de “extrema importância para percebermos as preocupações e as propostas dos profissionais da mediação. Acrescentando que “foi tanto mais importante pelo facto de ter sido uma iniciativa aberta a toda a mediação, sócios e não sócios que compareceram e fizeram-se ouvir”, concluiu.
O seminário da APROSE ABERTA vai realizar-se em todos os distritos do país, com o objetivo final de “compilar, num único documento, todos os contributos, preocupações e problemas, registados nas diversas realidades locais e regionais, e incorporá-los no Plano de Ação da Associação”.
ECO Seguros 27/10/2022