| 
 
21 Nov 2019
  Home Rede \ Organizações
 

 
Home
Associação
Estrutura
Rede
Associados
Organizações
Mediador de Seguros
Oferta
Admissão
Notícias e Eventos
Contactos
Links
   

 

Consciente da enorme importância de que se reveste a filiação em organismos, internacionais e nacionais, a APROSE desde muito cedo que procurou acompanhar os desenvolvimentos que a mediação de seguros foi e vai assumindo sobretudo a nível internacional. A filiação em organismos internacionais está para a APROSE e associações congéneres, como a inscrição de um mediador deveria estar para a sua associação nacional.

Num mundo cada vez mais globalizado e desregulamentado, em que as questões que afectam transversalmente a actividade deixaram há muito de ser abordadas e decididas a nível local, tornam imperiosa a necessidade de estabelecimento de laços associativos internacionais, não se compadecendo a realidade actual com isolamentos desta natureza. Procurando concretizar esse desígnio estatutário, a APROSE inscreveu-se no BIPAR em 1980, na COPAPROSE em 1991, na WFII em 1999, no POI em 2002, e em Portugal, no CIMASA (actual CIMPAS) também em 2002.

As filiações são importantes, não somente pelo que há a aprender com os mercados reconhecidamente mais evoluídos, estabelecendo plataformas de troca de informação e experiências, como permitindo a identificação e contacto de relações negociais entre operadores dos mais diferentes países, passando pelo projecto europeu, em que a realidade política, económica, social e legislativa nacional de cada estado membro é cada vez mais determinada ao nível das instâncias comunitárias.

Consulte uma breve apresentação sobre os principais organismos em que a APROSE está filiada:


Fundado em 1937, com sede em Bruxelas/Bélgica desde 1989, o BIPAR representa aproximadamente 47 associações nacionais de corretores e agentes de seguros, sediadas em cerca de 32 países localizados essencialmente na Europa e área mediterrânea. Reconhecido pelas instituições europeias e internacionais como a estrutura representativa dos mediadores de seguros europeus, estimando-se os filiados nas associações participantes em aproximadamente 250.000, o BIPAR tem como objectivo prioritário a criação de um ambiente regulador europeu amigável para os mediadores de seguros que assegure uma concorrência sã, um adequado nível de protecção dos consumidores e um mercado segurador são.
 

Fundada em 1967, com sede na cidade do Panamá/Panamá, a COPAPROSE representa aproximadamente 21 associações nacionais de mediadores de seguros, sediadas em cerca de 17 países localizados essencialmente na América Central e do Sul, à excepção de Portugal e Espanha. Reconhecida pelas instituições internacionais como a estrutura representativa dos mediadores de seguros latino-americanos, a COPAPROSE tem como principal missão a formação e profissionalização ética dos mediadores do continente americano, através do intercâmbio de ideias e experiências dos seus membros no exercício da profissão em cada país e defender os respectivos interesses. 
 

Fundada em 1999, com sede em Bruxelas/Bélgica, a WFII é formada por estruturas representativas de mediadores de seguros de base regional – Europa (BIPAR), América do Norte (CIAB-EUA, IIABA-EUA, IBAC-Canadá), América Latina (COPAPROSE), Ásia (CIIBA), e por último África (AAIB&BA e SAFSIA), e pretende ser o órgão de cúpula a nível mundial em termos de representação da actividade mediadora. A WFII foi criada para promover o gradual papel vital dos mediadores de seguros na actual economia global, dotando-os de uma poderosa ferramenta de defesa dos seus interesses e fornecendo-lhes soluções inovadoras a nível internacional.
 

Fundado em 2002, com sede em Bruxelas/Bélgica, o POI é uma federação constituída por iniciativa das associações nacionais de mediadores de seguros de base europeia, incluindo a APROSE, em cooperação com o BIPAR e outras organizações e empresas com interesse directo ou indirecto no sector, e tem como objectivo principal o estabelecimento de uma plataforma electrónica de documentação, informação e formação sobre a actividade mediadora numa perspectiva europeia e nacional. A plataforma poderá ser acedida pelos mediadores associados nas associações participantes, após registo.


Fundado em 2000 e tendo como entidades promotoras o Ministério da Justiça, o I.C.-Instituto do Consumidor, a DECO-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, o ACP-Automóvel Club de Portugal, a APS-Associação Portuguesa de Seguradores e a APROSE, o CIMASA foi criado como um Tribunal Arbitral institucional, isento e credível para resolver de forma rápida, simples e económica os litígios resultantes de acidentes de viação. Porque nem sempre se chega a um acordo no que respeita à definição da responsabilidade pelo acidente ou quanto ao montante da indemnização a atribuir, o CIMASA é a forma mais próxima e eficaz de o cidadão ver resolvidos eventuais conflitos resultantes de acidentes de viação.
 

 
 


 
|Política de Privacidade |Direitos de Autor |Mapa do Site |

Copyright © APROSE-Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros. Todos os direitos reservados. Bookmark and Share