| 
 
09 Dez 2019
  Home Oferta \ Vantagens
 

 
Home
Associação
Estrutura
Rede
Mediador de Seguros
Oferta
Vantagens
Serviços
Admissão
Notícias e Eventos
Contactos
Links
   

 

 

Quebra do isolamento empresarial

 

Como a própria palavra “Associação” o exprime, a principal vantagem inerente à inscrição na APROSE consiste em quebrar o isolamento empresarial que sente enquanto mediador de seguros. Ao associar-se àqueles que, independentemente da categoria de mediador, dimensão, estrutura e localização geográfica, sentem as mesmas necessidades e partilham as mesmas preocupações, está a entrar numa comunidade em que não mais se sentirá só em termos empresariais e setoriais. Sempre que o necessitar terá um canal de acesso a uma estrutura gizada e concebida para o auxiliar, esclarecer e orientar quando se sinta confrontado com dificuldades que decorram do exercício da sua atividade de corretagem ou agência de seguros, como empresário, gestor e/ou patrão.

 

Uma só voz

 

A vantagem que resulta, consequentemente, da quebra do isolamento empresarial, é a de que, unidos em torno de um projeto e estrutura comum, uma vez definidas no seio da APROSE as posições a adotar sobre os mais variados assuntos, os agentes e corretores de seguros passam a dispor de uma ferramenta poderosa que consiste em falar a uma só “voz”, num só sentido, sem incongruências e sem incoerências. Este fator assume contornos muito relevantes quando é sobejamente conhecido o elevado número de mediadores legalmente autorizados – facto que é agravado pelo operador “mediador de seguros ligado” – a esmagadora maioria dos quais não acrescentando qualquer valor à relação estabelecida com consumidores e seguradoras, com discursos e posturas díspares, sendo facilmente divididos para que outros possam impor a sua vontade e interesses.

 

Massa crítica

 

Tomando posições a uma só “voz”, mesmo que a “voz” seja a de um representante autorizado e legitimado, ela representa muito mais que a mera pessoa que a pronuncia. A “voz” representa uma comunidade organizada de entidades – agentes e corretores –, que comungam dos mesmos interesses e que juntos têm uma força incomparavelmente superior à que teriam quando individualmente considerados, o que determina que, por um lado, essa “voz” tenha que ser ouvida, e por outro, não possa ser “silenciada”.

 

Representação de direitos e interesses

 

A APROSE é constituída pelos agentes e corretores de seguros em si filiados, cabendo-lhe estatutariamente a missão de os representar e defender, pugnando pelos respetivos direitos e interesses enquanto mediadores de seguros e empresários, perante o Estado e organismos oficiais, perante outras associações profissionais, económicas ou estruturas sindicais. A APROSE assume-se, deste modo, como um “grupo de pressão”, em prol dos direitos e interesses dos mediadores de seguros.

 

Reconhecimento e promoção do corretor e agente de seguros

 

Junto dos consumidores, a APROSE promove a afirmação e reconhecimento do papel desempenhado pelos agentes e corretores de seguros Associados enquanto especialistas do setor e a mais-valia que representam, em termos de assistência aos consumidores e aos respetivos contratos de seguros, quando comparados com outros canais de distribuição de seguros. A exortação das virtudes na contratação de um mediador não se esgota com a colocação do contrato de seguro, havendo, nesse momento, já enormes diferenças relativamente a outros canais – porque orientado à obtenção das melhores coberturas de riscos, ao melhor preço, em prol dos interesses do consumidor –, mas com o acompanhamento e assistência ao contrato de seguro e seu titular, durante toda a sua vigência e, em especial, quando o sinistro ocorre.

 

Marca de qualidade

 

Igualmente junto dos consumidores e seguradoras, a APROSE promove o estatuto de Associado dos agentes e corretores de seguros em si filiados como uma Marca e Símbolo de Qualidade. O estatuto de Associado, consubstanciado no direito ao uso do logótipo da APROSE em toda a sua documentação e publicidade, constitui um certificado de competência, responsabilidade e garantia dos serviços de mediação por si prestados.

 

Parceiro institucional

 

Sendo internacional e nacionalmente reconhecida como a única Associação que representa os agentes e corretores de seguros portugueses, a APROSE é encarada como um parceiro institucional no setor segurador genericamente considerado e, em particular, no da mediação de seguros. Na qualidade de parceiro institucional, ao lado da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), a APROSE é convidada e solicitada a pronunciar-se – por força do estatuto adquirido – sobre a elaboração de diplomas legais e regulamentares que afetem a atividade, sendo as suas posições relevadas para os devidos efeitos. Antes de se pronunciar, a APROSE reúne no seu seio o consenso mais alargado dos seus membros sobre o posicionamento a adotar relativamente às matérias a legislar ou a regulamentar e que afetarão o futuro enquadramento legal e jurídico da atividade. Cumulativamente, a título de exemplo, refira-se que a APROSE tem direito a integrar o Conselho Consultivo da ASF e está representada, através de um mandatário, na Comissão Técnica da mesma Autoridade com competência para emitir parecer sobre o reconhecimento de cursos sobre seguros que conferem qualificação adequada aos candidatos a mediadores de seguros, aos membros dos órgãos da administração de mediadores de seguros pessoas coletivas e às pessoas diretamente envolvidas na atividade de mediação de seguros (PDEAMS).

 

Benefícios fiscais

 

Por último, saiba que nos termos da legislação fiscal em vigor, é considerado como gasto do período de tributação, para efeitos da determinação do lucro tributável, o valor correspondente a 150% do total das quotizações pagas pelos associados a favor das associações empresariais, nas quais se inclui, obviamente, a APROSE.


 

 
 
|Política de Privacidade |Direitos de Autor |Mapa do Site |

Copyright © APROSE-Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros. Todos os direitos reservados. Bookmark and Share