| 
 
21 Nov 2019
  Home Oferta \ Serviços
 

 
Home
Associação
Estrutura
Rede
Mediador de Seguros
Oferta
Vantagens
Serviços
Admissão
Notícias e Eventos
Contactos
Links
   

 

Canal de informação

 

Constituindo um dos seus vetores mais desenvolvidos, a APROSE mantém, organiza e disponibiliza informação permanente sobre os mais variadíssimos temas atinentes à atividade que representa, desde a divulgação de diplomas legislativos, passando por informações sobre o setor, a calendarização de obrigações legais, a contratação coletiva de trabalho específica da mediação de seguros, informações jurídicas e jurisprudenciais, protocolos, concursos públicos sobre seguros, etc., revestindo estas a natureza de comunicados, circulares, infoflashes ou informações avulsas especialmente dirigidas aos seus filiados. A disponibilização de informação em prol dos seus Associados está para a APROSE como a informação dos mediadores deveria estar para os respetivos clientes, pois a informação e assistência disponibilizada por aqueles, no fundo e na sua essência, constitui o core do seu negócio.

 

Jornal dos Seguros e o Suplemento Especial no semanário Vida Económica

 

A APROSE organiza e disponibiliza periodicamente aos seus Associados, em formato eletrónico, o Jornal dos Seguros, uma publicação que reúne os principais artigos veiculados pela comunicação social sobre a atividade seguradora e que constitui uma útil ferramenta para quem gosta de se manter atualizado sobre as permanentes evoluções verificadas no setor. Concomitantemente, em parceria com o semanário Vida Económica, a APROSE edita e publica um Suplemento Especial, o qual é, em regra, incluído na edição da primeira semana de cada mês daquele periódico, sendo distribuído gratuitamente a todos os Associados.

 

Consultoria jurídica

 

A APROSE possui no seu seio os melhores especialistas existentes em Portugal sobre o regime legal e jurídico da mediação de seguros, estando os serviços destes profissionais, a título gratuito, ao inteiro dispor dos agentes e corretores inscritos na Associação. Para além desta vertente, como Associação empresarial, a APROSE disponibiliza igualmente serviços de consultoria sobre o Direito dos Seguros, Direito Laboral e Comercial, Fiscal, Contabilístico e de Segurança Social. Igualmente presta assessoria quanto aos processos de inscrição, no registo de mediadores, dos agentes e corretores de seguros, pessoas singulares ou coletivas.

 

Representação em juízo

 

Dada a amplitude de situações que podem fazer incorrer os mediadores de seguros em responsabilidade civil, passível de apreciação judicial, não apenas no âmbito da atividade mediadora propriamente dita, como também enquanto entidades patronais, a APROSE disponibiliza gratuitamente aos seus Associados os serviços de advogados que os representam em juízo em caso de necessidade e desde que o solicitem, correndo por conta dos membros solicitantes apenas as custas judiciais inerentes ao processo cobradas pelos tribunais.

 

Seguro de responsabilidade civil profissional

 

Incluído no valor da quota, com que cada Associado contribui para a Associação, está um seguro de responsabilidade civil que cobre o risco de erro profissional do mediador filiado no exercício da atividade, dos seus trabalhadores e colaboradores (PDEAMS), válido em todo o território da União Europeia e garantindo os capitais legalmente exigíveis.

 

Contratação coletiva de trabalho

 

Constituída à luz da Lei das Associações Patronais, enquanto estrutura representativa de entidades empregadoras e empresariais, a APROSE está envolvida na concertação social relativa à contratação coletiva de trabalho específica do setor da mediação de seguros. Após longos anos de tentativas goradas de negociação de um contrato coletivo de trabalho, especialmente gizado e concebido para a atividade mediadora, e que frustrasse os intentos de quem queria ver o contrato coletivo de trabalho das seguradoras aplicado a este setor, a APROSE propôs, negociou e logrou celebrar, em 1999, o primeiro instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável à atividade, o qual constitui, cada vez mais e por força da sua natureza, uma valiosa ferramenta de gestão de recursos humanos ao dispor dos Associados.

 

Formação

 

Consciente da enorme importância com que se reveste a formação contínua para quem faz da informação, assistência e assessoria a sua profissão, a APROSE, para além das iniciativas desenvolvidas no passado neste âmbito, obteve em 2016 a certificação como entidade formadora, que foi atribuída pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) através do certificado n.º 2697/2016 para as áreas de comércio, finanças, banca e seguros, gestão e administração e, por último, informática na ótica do utilizador, estando previsto para breve o reconhecimento, desta feita junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), de cursos específicos para a qualificação de agentes e corretores de seguros e de mediadores de resseguros (e respetivas PDEAMS), cujas certificações traduzem um reconhecimento externo, concedido por entidades independentes e isentas, da qualidade da prestação de serviços de formação ministrados pela Associação. De igual modo, fruto dos protocolos firmados com a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), a MOFP – Organização e Formação Profissional, Lda. e o Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE), a APROSE disponibiliza, para além das próprias, soluções externas aos seus Associados, em condições ímpares, no âmbito da formação, inicial e contínua, em regime de outsourcing com aquelas instituições, abrangendo designadamente o E-Learning (ensino à distância utilizando a Internet como plataforma), como meio para ultrapassar as barreiras geográficas e de tempo.

 

Estudos setoriais

 

Reconhecendo a lacuna existente sobre a realidade do setor, até aqui considerada como o parente “pobre” da atividade seguradora, a APROSE tem vindo a desenvolver esforços no sentido de elaborar estudos sobre o mercado que representa, disponibilizando-os permanentemente aos seus Associados. De igual modo, procede frequentemente à constituição de Grupos de Trabalho para elaboração de estudos específicos sobre assuntos de interesse relevante para a atividade.

 

Seminários e congressos

 

Para além das Assembleias-Gerais, que se realizam, no mínimo, duas vezes por ano e que funcionam sempre como momentos em que se faz o ponto de situação da atividade, a APROSE organiza congressos nacionais (a cada triénio), seminários, conferências e sessões de esclarecimento, constituindo, deste modo, eventos que unificam o corpo associativo, estreitam relações entre os seus membros, visando a troca de informações e experiências sobre a realidade do mercado e as vicissitudes da mediação de seguros.

 

Organismos internacionais

 

Num mundo cada vez mais globalizado, desregulamentado em determinados aspectos e fortemente regulamentado noutros, em que as questões que afetam transversalmente a atividade deixaram há muito de ser abordadas e decididas a nível nacional, tornam imperiosa a necessidade de estabelecimento de laços associativos internacionais, entendendo a APROSE que a realidade atual não se compadece com isolamentos desta natureza, pelo que é membro efetivo das mais importantes e reconhecidas organizações internacionais representativas dos mediadores de seguros – BIPAR, WFII, COPAPROSE e POI.

 

Ação disciplinar

 

Conexionado com o Símbolo e Marca de qualidade, a APROSE sujeita os Associados à sua ação disciplinar sempre que houver comportamentos lesivos dos objetivos da atividade de mediação de seguros ou do prestígio da Associação, contanto que o respeito pelos Estatutos e Código de Ética vincula os seus Associados a uma postura idónea, digna e prestigiante no mercado.

 

Portal eletrónico

 

Procurando investir e tirar cada vez mais partido do uso das novas tecnologias, a APROSE disponibiliza a todos os seus Associados – através de um número de utilizador e palavra-chave, individual e privativo –, o acesso à área reservada/Extranet da sua página na Internet, a qual, para além de fornecer informação especialmente dirigida aos seus membros, pretende, de igual modo, constituir-se como um arquivo eletrónico, tornando fácil a pesquisa da informação em virtude da sua organização sistemática, sem sujeição a quaisquer horários.

 

Protocolos

 

Visando aproveitar as sinergias que decorrem automaticamente do número crescente de Associados, a APROSE negoceia e celebra com as mais variadas entidades, desde empresas de telecomunicações a empresas de software, protocolos e acordos comerciais que disponibilizam a contratação de produtos e serviços em condições mais vantajosas e favoráveis para os seus membros.

 

Extensão do seu quadro de pessoal

 
Encare o quadro de pessoal e colaboradores da APROSE como uma extensão do próprio quadro de pessoal da sua empresa, dotando deste modo a sua estrutura com profissionais altamente qualificados e com o know-how acumulado de anos de experiência no seu setor de atividade. Considere igualmente incluído neste conceito os corpos sociais da Associação, voluntariamente eleitos para o servir a si e à nobre atividade da mediação de seguros. Podemos não fazer materialmente o seu trabalho... mas facilitamos substancialmente a sua execução.


 

 
 
|Política de Privacidade |Direitos de Autor |Mapa do Site |

Copyright © APROSE-Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros. Todos os direitos reservados. Bookmark and Share